Código ético dos membros

Nas minhas formações e intervenções farei tudo o que estiver ao meu alcance para poder funcionar como um modelo adequado aos meus formandos.

Modelarei e integrarei os pressupostos da PNL na minha vida.

Conduzirei os meus cursos com todo o cuidado e criarei um ambiente de aprendizagem em que os formandos são plenamente respeitados.

Tenho plena consciência de que sou considerado como profissional. Não usarei esta posição para usufruir de vantagens junto dos meus formandos, na forma de proveitos materiais, financeiros ou de outra espécie, que ultrapassem o grau de razoabilidade e estejam fora do âmbito da prestação dos meus serviços.

Em qualquer relação profissional proponho-me comportar-me de modo a enriquecer esta interação. No caso de haver uma relação para além desta, farei tudo o que me é possível para encontrar harmonia na interação existente nos vários contextos.

No caso de não poder lidar pessoalmente com uma pergunta ou pedido de um formando (seja por que razão for), assumirei a minha responsabilidade e aconselharei a consultar outro trainer,  ou outro especialista que considere profissionalmente adequado para a solução da questão.

Farei o melhor que me é possível para negociar de uma forma verdadeira e honesta, e tentarei sempre criar para todas as partes envolvidas uma situação de equilíbrio entre o dar e o receber

Apresentar-me-ei de forma clara e aberta e não farei afirmações sobre mim que não sejam baseadas na verdade.

Só me apresentarei como membro de uma organização quando, na verdade, pertencer a essa organização.

Não plagiarei o trabalho de outro e, ao citar o trabalho de outra pessoa, mencionarei sempre a sua origem.

Cuidarei para que a informação financeira sobre preços e descontos seja feita de forma transparente e que todas as questões materiais sejam tratadas de forma ética.

Cuidarei para que seja guardado segredo dos dados pessoais dos cursistas.

Darei a minha opinião de forma honesta e, no caso de juízos menos positivos, tornarei claro que se trata da minha opinião pessoal e clarificarei na medida que me é possível o outro lado da questão. Não farei nada que possa diminuir a reputação de outros trainers.

Darei informação clara aos meus formandos sobre os certificados e diplomas de ensino ou cursos que terminei com sucesso.

Comprometo-me comigo mesmo a progredir continuamente na minha profissão. Aproveito para isso as possibilidades que a Associação possa oferecer no campo da intervisão, supervisão, workshops, seminários e treinos. Participarei, pelo menos, duas vezes por ano nos encontros da mesma.

Não concederei certificados a formandos que eu saiba que irão usar o conteúdo oferecido por mim nos meus cursos de uma forma não ética. Na medida das possibilidades, investirei para que possa certificar estes formandos no futuro.

Em caso de dúvida sobre uma determinada situação, ou possível oposição às regras, agirei sempre considerando o benefício do formando. No caso de possíveis reclamações de formandos, comprometo-me não só a considerar o seu benefício, como, se chegar a esse ponto, obedecer a um parecer de uma comissão da Associação, formada para o efeito.

pessoas_puzzle

Usarei o respeito, para promover o aperfeiçoamento contínuo dos cursos; agirei com destaque na qualidade, integridade, eficácia, resultados visíveis e focalização nos processos pessoais de crescimento dos formandos.

Os membros da Associação